AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados

Siga-nos no Twitter Faça parte de nossa Página no Facebook Acesse nosso Instagram Adicione o RSS da AGAS

Notícias

24/06/2022

Presidente da Agas critica alta carga tributária no Brasil em seu editorial na publicação da entidade

Na edição 360 da Revista Agas, o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, em seu editorial, apontou a alta carga tributária submetida ao povo brasileiro como um dos principais problemas no País. “Recentemente, um estudo desenvolvido em 33 países mostrou que o brasileiro paga em média R$ 12 bilhões em impostos somente sobre sua conta de luz, mensalmente. A energia elétrica não é tratada como artigo de luxo em nenhum país, portanto é covardia ela possuir uma alta tributação”, destacou, lembrando que o Brasil, assim como todo o mundo, enfrenta uma forte inflação causada pelo cenário socioeconômico internacional.

O dirigente da entidade ainda abordou um tema que vem sendo debatido há anos: a Substituição Tributária. “O diálogo com o poder público é fundamental para construirmos as melhores soluções, como no caso da Substituição Tributária e da possibilidade de sonharmos com um regime optativo à ST. Ressaltamos, entretanto, que o diferimento de alíquotas não reflete nenhuma redução de carga tributária, pois, via de regra, apenas transfere parte do tributo de um elo da cadeia para outro: o supermercado; o que afasta qualquer possiblidade de redução dos preços para o consumidor”, explicou, afirmando que o objetivo do setor, assim como do Estado, é um sistema tributário simples e justo.

Longo, em seu editorial, ainda exaltou os agraciados no Ranking Agas 2021 e convidou os leitores a participarem da Expoagas 2022. Confira o editorial na íntegra clicando aqui.

(51) 2118.5200
agas@agas.com.br

ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE SUPERMERCADOS - AGAS

CNPJ 930186950001/10