AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados

Siga-nos no Twitter Faça parte de nossa Página no Facebook Acesse nosso Instagram Adicione o RSS da AGAS

Notícias

27/02/2026

Reunião na Vigilância Sanitária reforça diálogo e alinhamento com o setor

Uma comitiva da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), liderada pelo presidente Lindonor Peruzzo Junior, esteve reunida nesta quinta-feira (26) com a equipe da Vigilância Sanitária – Divisão de Alimentos – da Secretaria Estadual da Saúde do RS. O grupo foi recebido pelo diretor-adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Marcelo Vallandro, em um encontro marcado pelo diálogo e pela busca de soluções conjuntas.

Padronização e caráter orientativo das fiscalizações

Durante a reunião, foram debatidos temas como a padronização das rotinas de fiscalização e a importância de fortalecer o caráter orientativo das visitas aos estabelecimentos, especialmente nos casos que envolvem pequenos erros operacionais. A entidade destacou a necessidade de evitar punições severas quando não houver má-fé ou risco efetivo à saúde pública, bem como de minimizar o descarte de alimentos próprios para consumo, preservando o equilíbrio entre segurança alimentar e sustentabilidade.

A AGAS reafirmou seu propósito de manter um diálogo permanente com a CEVS, propondo reuniões periódicas de alinhamento para levar informações claras aos associados e, em conjunto com a Secretaria, garantir a segurança alimentar dos consumidores gaúchos.

Tema prioritário desde setembro

A pauta envolvendo a atuação da Vigilância Sanitária tem sido tratada como prioridade pelo presidente Lindonor Peruzzo Junior desde que assumiu a presidência da AGAS, em setembro do ano passado. No dia 4 de dezembro, o dirigente recebeu o secretário estadual da Agricultura, Edivilson Brum, para discutir pontos relevantes sobre o formato adotado em algumas operações de força-tarefa do Estado, que vinham realizando visitas às lojas com armamento policial e grande contingente de fiscais.

Na ocasião, Peruzzo Junior solicitou que essas ações tenham caráter prioritariamente orientativo, evitando o uso de força policial quando não houver necessidade. O presidente reforçou que a AGAS apoia punições rigorosas nos casos em que houver má-fé e comercialização de produtos impróprios para consumo. Contudo, destacou que a maioria das situações identificadas resulta de falhas operacionais, que não justificam medidas de caráter ostensivo. O secretário acolheu a demanda e se comprometeu a levar o tema aos órgãos responsáveis pela fiscalização.

Com as agendas recentes, a AGAS consolida sua atuação institucional em defesa dos supermercados gaúchos, promovendo equilíbrio, diálogo e responsabilidade na construção de um ambiente regulatório mais justo, eficiente e alinhado à realidade do setor.

(51) 2118.5200
agas@agas.com.br

ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE SUPERMERCADOS - AGAS

CNPJ 930186950001/10