AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados

Siga-nos no Twitter Faça parte de nossa Página no Facebook Acesse nosso Instagram

Notícias

27/04/2019

Agas defende liberdade para supermercados definirem se abrirão as lojas em 1º de maio

O anúncio de que alguns supermercados abrirão pela primeira vez suas lojas no feriado do Dia do Trabalho trouxe à pauta um debate sobre a possibilidade de empresas do setor operarem, em feriados como o de 1º de maio, em todo o Estado. Para o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, o diálogo entre empresários e colaboradores deve ser o melhor caminho para que as companhias varejistas decidam, democraticamente, sobre a abertura ou não das unidades em datas especiais como esta.

Conforme o dirigente da Agas, o decreto que reconheceu a atividade supermercadista como essencial à economia é mais um ingrediente que flexibiliza a possibilidade de abertura das unidades aos domingos e feriados. “Cada empresa deve fazer as contas e, dialogando com suas equipes, definir sobre a abertura das lojas. Defendemos que todos tenham oportunidades, pagando os mesmos valores de bônus aos funcionários e arcando com os demais custos, proporcionalmente ao tamanho de sua empresa”, destaca Longo. “Essas negociações devem sempre ter o aval dos sindicatos laboral e patronal da categoria”, sublinha o presidente da Associação.

Entenda o caso – Historicamente, as lojas do setor supermercadista gaúcho permanecem fechadas em apenas três feriados por ano – Dia do Trabalhador (1º de maio), Natal (25 de dezembro) e Réveillon (1º de janeiro). Com as mudanças instituídas pela Reforma Trabalhista, entretanto, as empresas do segmento podem negociar acordos coletivos com os sindicatos laborais, flexibilizando a oportunidade de abertura das lojas. Neste ano, pela primeira vez, algumas empresas supermercadistas gaúchas anunciaram a abertura de suas lojas no Dia do Trabalhador após negociações com os sindicatos de funcionários. “Se todas as partes forem ouvidas e as bonificações aos colaboradores devidamente honradas, não há por quê sermos contra”, esclarece Longo.


_________________________________
Imprensa AGAS:
Francisco Brust
Coordenador
(51) 2118 5206 | (51) 9 9902 8785
imprensa@agas.com.br
www.twitter.com/ImprensaAGAS
http://www.facebook.com/portalAGAS

Joaquim Oresko
Jornalista e Mídias Sociais
(51) 2118 5225 | (51) 9 9557 1496
joaquim@agas.com.br
www.twitter.com/PortalAGAS

(51) 2118.5200
agas@agas.com.br